Centenário Abdias Nascimento: Mesa, Dança e Seminário

Sexta-feira, 07 de novembro às 19h no auditório do MAR (Praça Mauá, 5 – Região Portuária- Rio de Janeiro)

Mesa Africanidades em Diálogo 2: Abdias Nascimento, Estética e Literatura, com Conceição Evaristo, Éle Semog e Elisa Larkin Nascimento

Participantes: Conceição Evaristo, autora do poema que estrutura o espetáculo de dança Nascimento, traz reflexões sobre o trabalho literário de Abdias Nascimento no contexto do conceito escrevivência negra. A partir da convivência e comunhão de ações com o homenageado, Éle Semog tece uma síntese do nexo entre criação literária, pensamento político e ativismo social de Abdias Nascimento. Imagens do acervo museológico e documental do IPEAFRO ilustram considerações de Elisa Larkin Nascimento sobre a evolução da relação entre estética e ativismo no movimento negro.

Espetáculo de dança: Nascimento: Estudo coreográfico sobre o poema “Dias de Kizomba”, de Conceição Evaristo

Companhia Rubens Barbot de Dança e Teatro – O espetáculo é uma celebração para Abdias Nascimento no seu centenário. Com base no texto do poema “Dias de Kizomba” que Conceição Evaristo escreveu para Abdias na sua passagem para Orum, a Cia. Rubens Barbot criou um roteiro fragmentado onde se misturam épocas, ideias, situações e caminhos da vida desse homem ícone da moderna história brasileira.

 

Domingo, 09 de novembro às 15h no sexto andar do MAR

Seminário Literatura e Poesia Africa no Mar (Praça Mauá, 5 – Região Portuária- Rio de Janeiro)

Mais informaçoes e Fonte:  Ipeafro

 

 

 

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply