Governo revitaliza terreiro de 107 anos de existência na Bahia

o Terreiro Ilê Axé Obá Tadê Patiti Oba foi fundado há 107 anos.

Salvador (Brasil) – O Governo do Estado da Bahia entregou nesta quarta-feira (17), obras de revitalização do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Obá Tadê Patiti Oba, localizado no bairro do Engenho velho da Federação. A reforma é fruto do convênio estabelecido entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), por meio da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), e a Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu).

As obras foram entregues, pela Sedur, Sucab e pelo Secretário de Promoção de Igualdade Racial Raimundo Nascimento, que na ocasião representou o Governador Jaques Wagner.

O Secretário comemorou o reconhecimento da cultura de matrizes africanas e destacou a importância dessas ações para o fortalecimento da identidade nas comunidades de Terreiro.

O Terreiro fundado há 107 anos foi completamente demolido antes de ser reconstruído. Segundo Celso Alonso, representante da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), a princípio o objetivo do projeto não era de demolição, mas de recuperação. “Como o espaço estava em ruínas ficou mais fácil derrubar tudo e conservar só o pilar central, porque é sagrado. Todo o resto aqui é novo, começamos tudo do zero”. | Fonte: Sepromi

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply