Jornalistas lançam livro no Sebo Cultural

paulino e oliveira / foto divulgacão

João Pessoa (Brasil) – Os jornalistas Dalmo Oliveira e Fernando Paulino lançam livros conjuntamente na próxima quarta-feira, 20, a partir das 17 horas, na área de eventos do Sebo Cultural, em João Pessoa.

Paulino lança o livro-reportagem “Zé Katimba – que grande destino reservaram pra você!”, Editora Panorama. Oliveira lança seu primeiro livro, “Anotações sobre discursos no relise difusionista – linguagem científica e tecnológica no jornalismo”, Editora Ideia.

O livro de Paulino conta a história ímpar de José Ignácio dos Santos Filho, o Zé Katimba, guarabirense que migrou para o Rio de Janeiro ainda na infância e se transformou numa testemunha ocular e ativo participante dos grandes momentos do Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, agremiação que ajudou a fundar em março de 1959.

Katimba fez de quase tudo na escola de samba: empurrou alegorias, foi puxador de corda e entrou definitivamente para a história da escola como um dos seus grandes compositores de todos os tempos. Nos anos 70, fez dobradinha com Luizinho Drumond na direção da Imperatriz. Começava a fase de ouro da agremiação, com quadra própria, conquista de campeonatos e sempre garantindo o espaço da comunidade nas suas atividades.

Fernando Paulino está na Paraíba acompanhando o próprio Zé Katimba, que, depois de 70 anos, retorna ao seu torrão natal com seu matulão imaginário cheio de conquistas. O sambista vai receber uma série de homenagens públicas em sua cidade natal, Guarabira, e fará algumas apresentações especiais na Rainha do Brejo e na capital, João Pessoa.

dalmo oliveira / foto divulgação    Jornalismo científico – Já o livro de Dalmo Oliveira é o resultado de sua dissertação de mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, concluído em 2007. “É um livro técnico destinado principalmente para os colegas que trabalham com assessoria de imprensa. Só agora conseguimos publicá-lo, mas acho que traz uma discussão ainda inédita no cenário do jornalismo paraibano”, diz o autor.

No prefácio do livro, a professora da UFPE Isaltina Gomes comenta que o autor paraibano “(…) se dedica a mostrar como o fato científico, que parte do campo das ciências e passa pelas assessorias de imprensa, é transformado em relise até ser divulgado pela mídia. Aqui o autor analisa a linguagem e os caminhos discursivos adotados e desenvolvidos nos relises produzidos pela assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)”.

Noutro trecho, Gomes diz que “(…) O autor, que é jornalista e atua na assessoria de imprensa da Embrapa, desde 1994, foi ousado e corajoso. Usei esses dois adjetivos porque, além de conseguirem resumir a personalidade batalhadora de Dalmo, também são pertinentes a este trabalho. Não é fácil encarar uma pesquisa acadêmica utilizando como corpus os relises produzidos por seus próprios colegas, também jornalistas da Embrapa. Desdobramentos pouco amigáveis poderiam surgir a partir de sua decisão. Mas Dalmo, acreditava firmemente que este estudo era necessário e, com a teimosia que lhe é característica, levou adiante a investigação”.

O lançamento conjunto dos livros de Paulino e de Oliveira têm aspectos interessantes, como o fato de o biografado do autor carioca, Zé Katimba, e o jornalista paraibano terem nascido na mesma cidade: Guarabira. “Encontrei Fernando num evento em Brasília e ele me deu o livro sobre o Katimba e me pediu ajuda para trazermos o sambista de volta à Paraíba. Estávamos tentando realizar esse sonho coletivo há quase dois anos”, comenta Dalmo.

Fernando Paulino e Dalmo Oliveira têm também trajetórias semelhantes, como o ativismo sindicalista junto à categoria dos jornalistas em seus respectivos estados, e também a militância no movimento negro do Rio e da Paraíba. “Somos jornalistas e escritores negros, conscientes dos nossos papéis na sociedade em que vivemos, militantes dos movimentos social e sindical”, pontua Oliveira. | Por alaioONline | Fonte: Divulgação.

………………………..

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply