Por uma Bahia afirmativa: tema da Conepir

cdcn

Salvador (Brasil) – Convocada pelo governador Jaques Wagner, por meio do Decreto 14.467, publicado no Diário Oficial da edição da ultima terça-feira, 07 de maio, será realizada em Salvador, entre os dias 28 e 30 de agosto deste ano, a III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR), tendo como tema “Democracia e Desenvolvimento: por uma Bahia Afirmativa”.

A Conferência será presidida pelo secretário estadual de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio, e coordenada pela Sepromi e pelo Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN). “Temos avanços reconhecidos, mas é fato que precisamos ainda caminhar muito. A cada Conferência, temos mais informações do que é preciso fazer e como devemos fazer. E isso é fundamental para a construção e estruturação de um Estado igual para todas as pessoas”, analisa o secretário Elias Sampaio.

 

vilma-reis  Para a presidente do CDCN, a socióloga Vilma Reis, este ano o encontro estadual deve ter um caráter propositor, e não mais diagnosticar a situação da comunidade negra e dos povos tradicionais. “O que esperamos nessa conferência é apontar o que será feito para mudar o quadro da desigualdade. É preciso dizer para a população o que será feito, quando será e o orçamento disponível para essas ações”, afirma.

 

A CONEPIR é parte preparatória para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), que já foi convocada pela presidente Dilma Rousseff e será presidida pela ministra chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros. A CONAPIR será realizada em Brasília, de 05 a 07 de novembro deste ano.

 

DelegadosA eleição dos delegados municipais, que irão participar da etapa estadual, deverá ocorrer até o dia 15 de julho, durante a realização das Conferências municipais ou regionais. Seminários temáticos, com o objetivo de promover a reflexão e o diálogo sobre a promoção da igualdade racial, estão sendo realizados pela Seppir, como parte da programação preparatória para a Conferência. Salvador recebeu, no dia 19 de abril, o Seminário Representação Política e Enfrentamento ao Racismo. | Fonte: Sepromi

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply